Notícias

Eleições Municipais 2024: PSD de Gilberto Kassab se destaca e conquista prefeituras em 3 capitais

Centrão em alta: resultados do primeiro turno mostram a força do PSD e de siglas aliadas nas capitais brasileiras
  • Categoria: Brasil
  • Publicação: 07/10/2024 09:44
  • Autor: Redação

Com o término do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 nas 26 capitais brasileiras, o Partido Social Democrático (PSD), liderado por Gilberto Kassab, foi o grande vencedor, conquistando três prefeituras. O resultado, que ocorreu no último domingo (6), revela um panorama de vitórias significativas para partidos do Centrão.

Capital por capital: resultados e próximos passos

Entre as 11 capitais que elegeram ou reelegeram seus prefeitos em primeiro turno, o PSD foi seguido de perto pelo PL, União Brasil e MDB, que conquistaram duas cidades cada. O PSB e os Republicanos também se destacaram com uma capital cada um.

O cenário aponta para a ausência de partidos tradicionalmente fortes, como o PT e o PSDB, que não conseguiram levar nenhuma capital. O PP, do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também não obteve êxito, marcando um momento de mudança no equilíbrio de poder nas capitais.

Desdobramentos do segundo turno

O PSD continua na disputa em duas prefeituras que irão ao segundo turno: Belo Horizonte (MG), com Fuad Noman, e Curitiba (PR), com Eduardo Pimentel. Caso vençam, o partido pode passar a comandar cinco das 26 capitais brasileiras.

O Partido Liberal (PL), por sua vez, é a sigla com maior número de candidaturas nas 15 capitais que irão ao segundo turno, ampliando sua influência no cenário político municipal.

Histórico e liderança do PSD

Fundado em 2011, o PSD surgiu com dissidentes de diversas siglas, incluindo o antigo DEM (que se fundiu com o PSL e deu origem ao União Brasil), o PSDB e o antigo PPS (hoje Cidadania). Gilberto Kassab permanece como presidente nacional do partido, após uma carreira marcada por sua passagem como prefeito de São Paulo e ministro nos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Atualmente, Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais de Tarcísio de Freitas (Republicanos), desempenhando um papel fundamental na articulação política do estado.

Fonte: Metrópoles