Davi Alcolumbre é cotado para retornar à presidência do Senado em 2025
Com apoio do PL e de Bolsonaro, ex-presidente do Senado fortalece candidatura para suceder Rodrigo Pacheco
- Categoria: Brasil
- Publicação: 31/10/2024 17:40
- Autor: Redação
Cotado para retornar à presidência do Senado em 2025, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) já exerceu o cargo entre 2019 e 2020. Durante sua gestão, uma das decisões marcantes foi o arquivamento de todos os pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, pouco antes de deixar o posto. A ação beneficiou principalmente o ministro Alexandre de Moraes, alvo da maior quantidade de pedidos.
Atualmente, Alcolumbre conta com o respaldo do Partido Liberal (PL) e de figuras influentes da oposição, como o senador Rogério Marinho (PL-RN), que confirmou o apoio ao candidato e ressaltou a importância de fortalecer a presença do partido nas comissões do Senado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro também declarou apoio à candidatura de Alcolumbre, mencionando as perdas de representatividade que o PL sofreu ao não vencer a última eleição para a presidência do Senado, o que, segundo ele, resultou em menos influência nas decisões da Casa.
Se eleito, Alcolumbre sucederá o atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que encerra seu mandato no fim de 2024. A volta de Alcolumbre promete fortalecer o apoio conservador dentro do Congresso, impulsionando pautas estratégicas e consolidando alianças políticas para o próximo biênio.
Fonte: Pleno News